» Sobre o ano que começouYoga e Espiritualidade

Sobre o ano que começou

by leandro castello branco em 3 de fevereiro de 2012 | 11:11

É um pouco tarde, o ano já começou faz mais de um mês. Nesse meio tempo já conduzi um retiro de fim de ano, um retiro de fim de curso de Formação em Yoga, já fui a São Paulo dar curso sobre Tantra, e várias outras coisinhas…. Parece que a única coisa que ainda não tinha feito era escrever aqui (minhas deculpas, aliás)!

Mas, bom, o ano começa tão marcado pelo nosso desejo de mudança, pela esperança de um período melhor em nossas vidas, que eu não resisiti mesmo correndo o risco do assunto deste post parecer datado. Escrevendo sobre yoga e espiritualidade sinto que é meu dever lembrar (a vocês e a mim mesmo) que para o ano ser melhor, nós é que devemos ser melhores.

A pessoa que saiu de 2011 é a mesma pessoa que entra em 2012, com os mesmos medos, as mesmas manias, os memos vícios, qualidades, preferências, aversões… Só que o no que chega nos traz a esperança de que tudo pode ser diferente. E pode mesmo, mas isso depende de nós que vamos viver esse ano.

Pra tudo ficar na mesma, não se precisa fazer nada. A inércia é uma tendência de se permanecer no estado em que se está, já diz a física. A mudança é o início de um movimento ou uma mudança de direção, e isso exige esforço. A honestidade de olhar pra dentro e o esforço para fazer diferente. Para nós, a força que impulsiona a mudança é o desejo. Mas, o desejo da mudança deve ser fortalecido pela reflexão, pelo auto-estudo e pela disciplina.

E por que? Porque às vezes queremos mudar, mas não sabemos exatamente o quê. Às vezes sabemos o quê, mas não como. E tem vezes que sabemos exatamente o que queremos e como chegar lá mas após um começo promissor, acabamos morrendo na praia. Por isso, o Yoga recomenda reflexão, auto-estudo e disciplina. Eu me vejo como sou, honestamente, onde quero chegar e me invisto da força para chegar lá. Eu me vejo capaz de mudar, capaz de ser alguém melhor.

Então, quando estiver no trânsito com pressa e alguém pedir passagem, quando vir alguém na rua perdido, quando tiver bebido um pouco e pensar em dirigir, quando for votar nos nossos governantes, faça diferente. Faça melhor, seja melhor, por um 2012 melhor para todos nós.

Om Tat Sat

perfil

Leandro Castello Branco é coordenador do Saraswati Studio de Yoga no Rio de Janeiro, pratica yoga há 10 anos. Morou seis meses na Índia e desde então teve a oportunidade de viajar estudando vedanta, yoga e meditação com diversos mestres como Swami Dayananda Saraswati, S.S. o Dalai Lama e o mestre zen Thich Nhat Hanh.

Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados