Como tirar manchas do banco do carro

Separamos dicas caseiras para tirar mancha de chocolate, maquiagem, gordura e tinta de caneta do banco ou carpete do automóvel

by Equipe Bolsa de Mulher em outubro 30, 2013 | 2:57 pm
Imagem: Thinkstock

Imagem: Thinkstock

Carro de mulher merece estar sempre limpo, organizado e cheiroso. Mas quem tem criança em casa ou vive na correria do dia a dia e com o veículo carregado de coisas, sabe que algumas sujeirinhas no interior do automóvel são inevitáveis. Manchas no banco do carro são as mais comuns e a boa notícia é que com misturinhas caseiras e simples podemos remover tudo de forma econômica e eficaz.

Separamos receitas fáceis de fazer para tirar manchas desagradáveis de chocolate, tinta de caneta, maquiagens e gorduras, que funcionam em diferentes tecidos, seja seu banco de veludo ou tecido. E caso a sujeira esteja no carpete, as dicas também são válidas.

Leia também:

Dedetização no carro: você conhece?
Truque do esmalte: aprenda a disfarçar arranhões na lataria
Na moda e no volante: saiba quais as roupas ideais para dirigir

Tinta de caneta

Para retirar tinta de caneta do banco do carro, umedeça um pano com vinagre branco e pressione na região afetada, sem esfregar. Álcool ou acetona também resolvem o problema. Depois, lave a área com água e sabão neutro e deixe secar naturalmente.

Chocolate

Manchas de chocolate no banco ou carpete precisam de atenção, afinal, doces perdidos no carro podem atrair baratas e outros insetos. O ideal é endurecer o chocolate usando uma pedra de gelo. Depois, com um pano ou algodão embebido de vinagre (branco, rosa ou vermelho), esfregue bem a região. Finalize com água e sabão e deixe secar. Outra dica é usar uma espátula e fazer o processo de lavagem igualmente.

Gordura

Se cair algum pedacinho de lanche, salgadinhos ou outros alimentos gordurosos no banco, aplique talco e deixe agir por 10 minutos. Depois, retire-o com água morna e sabão neutro.

Maquiagem

Que mulher não usa o retrovisor para retocar a maquiagem quando chega ao destino final? Batom, blush, corretivo ou pó podem cair e impregnar nos bancos e tapetes. Para eliminar estas manchas, misture vinagre branco e álcool (na mesma proporção) e passe com um pano limpo. Depois retire a mistura com água e sabão neutro.

Bancos de couro

Para limpar bancos de couro, em qualquer situação acima, pesquise antes de aplicar as misturas ou passar qualquer produto: a chance de manchar este tipo de tecido é muito grande. Opte sempre por água e sabão neutro, caso a sujeira seja mais grossa, água morna pode resolver o seu problema.