Profissão: motorista de van escolar

Mudar de área e se tornar motorista é chance de ganhar dinheiro fazendo o que gosta

by equipe bolsa de mulher em março 5, 2013 | 9:35 am

motorista-van-escolar-petrobras-600

Prazer e felicidade no trabalho são capazes de fazer o dia render muito mais. E se você é uma de nós, que adora comandar o volante e sentir o cheirinho de liberdade da estrada, por que não juntar paixão e profissão? A dica para conquistar isso é ser motorista de van ou ônibus escolar, que pode unir o útil ao agradável e te deixar muito mais realizada. Gostou? Mas para ingressar no novo ramo é preciso se preparar.

O primeiro passo deve ser tirar a Carteira de Habilitação na categoria D, que é a que permite conduzir um veículo de transporte coletivo acima de oito lugares. Existem exigências específicas em cada Estado – que podem ser encontradas no site do Detran da sua região –, mas, em geral, é preciso ter mais de 21 anos, possuir CNH definitiva na categoria B há no mínimo dois anos ou na categoria C há no mínimo um ano, além de não ter cometido infração gravíssima ou grave ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses. Estando com tudo certinho, é hora de procurar uma autoescola para dar início às aulas de CFC (Centro de Formação de Condutores) e direção, como você já fez da primeira vez.

Alguns cursos podem te ajudar a se preparar para lidar com os passageiros. O Sest Senat, por exemplo, oferece aulas em todo o Brasil para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e também especificamente para transporte escolar. Nelas são dadas noções de direção defensiva, primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito.

Quando estiver pronta para começar, escolha o melhor veículo para investir, procure o órgão responsável pelo tráfego na sua cidade para se informar sobre a regularização da van, planeje despesas e ganhos, divulgue o serviço e pé na estrada!

Segurança
Para ingressar nessa área é fundamental ficar atenta aos itens de segurança, afinal, você estará transportando crianças. Cadeirinha ideal para os mais pequenos, cinto de segurança para todos e estar com a revisão do carro sempre em dia são os itens mais básicos. Nós já falamos sobre outros aqui no blog, aproveite para se informar.