Estou de carro no meio da enchente. E agora?

Confira dicas do que fazer para se livrar do problema sem estragar o carro

by equipe bolsa de mulher em fevereiro 28, 2013 | 11:26 am

carro-enchente-azulComeça a chover e as primeiras gotas já são capazes de provocar um enorme caos no trânsito. Quando a água é muita, então, dirigir pode virar uma aventura bem perigosa. As chances de você passar por vias alagadas são enormes e, por isso, é essencial saber o que fazer quando der de cara com uma enchente, a fim de evitar enfrentar qualquer problema com o carro.

O mais importante é estar sempre alerta e bem informada. O rádio é o principal aliado, já que muitas emissoras transmitem informações das condições de trânsito em tempo real. Sabendo dos pontos mais críticos da cidade, sempre os evite, procurando rotas alternativas. Mas a gente sabe que nem sempre dá para fugir. Se for esse o caso, o engenheiro mecânico e professor da Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, Carlos Carneiro, ensina sete medidas importantes para sair do aguaceiro com o veículo intacto.

Atenção à profundidade – Quando precisar passar por uma rua tomada pela água, é preciso ter garantias de que dá para enfrentar. O ideal é observar antes os motoristas à frente. Se o nível da enchente não ultrapassar o meio da roda, está liberada para ir em frente!

Nunca mude da primeira marcha – Essa dica é valiosa. Nunca entre com muita velocidade em uma área alagada. Pare o carro antes e, quando for avançar, engate a primeira marcha e mantenha a aceleração. “Em uma aceleração constante, a frente do veículo vai formar uma onda na água, fazendo com que fique mais raso perto do motor”, ensina o especialista.

Câmbios automáticos desligados! – Em carros que têm tanto a opção de câmbio automático quanto manual, opte pelo segundo. O ideal é garantir que esteja sempre na primeira marcha.

Jamais deixe o carro morrer – Essa pode ser a chance de a água danificar de vez o motor do carro, causando o maior problema que uma enchente pode ocasionar: o calço hidráulico. Ele acontece quando a água entra pelo escapamento e invade a câmara de combustão. Assim, onde deveria ser comprimido o ar e o combustível pelo pistão, existe água. Isso faz com que o motor trave e deixe de funcionar. E ninguém aqui quer ficar ilhada, certo?

Não divida espaço – Passar pela enchente junto com outros carros é muito arriscado, justamente pela movimentação da água, que já falamos quando demos a dica da marcha. “Um carro em mão contrária ou no mesmo sentido, em paralelo, pode criar ondas e jogar água para cima do veículo, fazendo com que a água cause o calço hidráulico. Sempre vá sozinha. Se tiver algum apressadinho, deixe passar e atravesse com segurança”, indica o professor Carneiro.

Nada de ar-condicionado – O aparelho usa a potencia do motor para refrigerar o ambiente. Se ele estiver desligado, você pode usar o motor única e exclusivamente para se locomover.

Saindo da enchente, freie – “Depois de passar por uma área alagada, os freios ficam muito molhados. A dica é, quando sair da enchente, antes de seguir, freie de leve”. Essa medida, segundo o engenheiro, tira um pouco da umidade e evita que você fique na mão quando precisar frear mais à frente.

11 thoughts on “Estou de carro no meio da enchente. E agora?

  1. Viviane Manzione Rubio

    Já estive em várias situações dificeis quando se trata de chuva e direção,inclusive com perda total de um veiculo em peruibe em 2008, então se a chuva se aproxima e estou em um lugar seco e seguro, não saio por nada neste mundo.

    Agora se a chuva me pega no meio do caminho paro no shopping mais próximo e entro no cinema, assim durante as duas horas que duram os filmes fico seca e segura, depois se a chuva tiver parado sigo em frente.

    Caso seja impossivel seguir em frente é melhor entrar em um estacionamento e dormir dentro do carro, ou bsucar a casa de um amigo para passar a noite.

    Nada vale mais que a sua vida.

    Abs viviane

    Reply
  2. Aline

    Acerca de manter a aceleração constante. E se no meio da água não der para avançar porque os carros estão parados, mantenho o carro engatado?

    Reply

Deixe um comentário