Viagem: cachoeiras do Sudeste para refrescar o verão!

Indicamos três destinos fáceis para chegar de carro e escapar das altas temperaturas

by equipe bolsa de mulher em janeiro 15, 2013 | 11:00 am

Ficar debaixo d’água é o jeito mais gostoso de escapar das altas temperaturas durante o verão. Se você não perde a oportunidade de se refrescar e estar próxima à natureza, te ajudamos a escolher um ótimo destino para curtir a estação mais quente do ano. Para isso, selecionamos três cachoeiras superacessíveis em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para ir de carro e curtir sem abandonar os cuidados com a direção e o automóvel.

Cachoeira dos Três Tombos – Ilhabela, São Paulo

Como chegar: Em Ilhabela, a SP 131 é a principal rodovia e é a que deve guiar seu passeio.  Seguindo por ela em direção ao sul, fique atenta às placas. A entrada fica pouco antes da Praia da Feiticeira, bem em frente à Fazenda São Mathias. A cachoeira fica no Parque Estadual de Ilhabela e, por isso, só é permitido chegar até ela das 8h às 18h.

Onde estacionar: É possível parar o carro a poucos metros da cachoeira, em uma área asfaltada. De lá, basta percorrer cerca de 50m até a pequena trilha que leva à primeira queda.

Com quem ir: Durante a temporada o local costuma ficar lotado. Tente evitar os horários de mais movimento. O caminho é tranquilo e é possível levar crianças.

Dicas para curtir: São três quedas, tendo a primeira delas mais de 5 metros de altura e um poço de cerca de 100m², ótimo para banho. As outras duas são alcançadas por uma trilha de 400 metros de extensão. A segunda é perigosa e por isso só deve ser admirada. Já a terceira, a maior de todas, conta com um paredão de rocha de mais de 20 metros, de onde a água cai com bastante força diretamente sobre as pedras.

 

Cachoeira Alta – Itabira, Minas Gerais

Como chegar: É uma das melhores do Estado para ir de carro. Fica em Ipoema, um distrito da cidade de Itabira. São por volta de 15 km de estrada de terra até um restaurante. A cachoeira fica a poucos metros dali, em uma área particular, por isso é preciso pagar cerca de R$10 por pessoa para ter acesso a ela.

Onde estacionar: No próprio restaurante.

Com quem ir: O caminho é bem tranquilo, sequer precisa de guia para encontrar a cachoeira, basta buscar informações com os moradores. Podem ir idosos e crianças.

Dicas para curtir: Conta com uma queda de quase 80 metros que forma um poço. A atenção é essencial para curtir o passeio, uma vez que existem áreas mais rasas e outras bem fundas.

 

Três Cachoeiras – Itatiaia, Rio de Janeiro

Como chegar: Fica em Penedo, um bairro de Itatiaia que fica entre duas metrópoles, a 270km de São Paulo e a 170km do Rio. Tem uma rua principal, que passa por três mudanças de nome. Começa como Av. das Pedras, vira Av. das Mangueiras e depois Av. das Três Cachoeiras, onde elas ficam. A queda d’água é logo ao lado da pista, não é preciso percorrer trilhas.

Onde estacionar: Na própria avenida.

Com quem ir: Superindicada para todos. O caminho é tranquilo, a profundidade não é grande e existem muitas posadas boas para se instalar por lá.

Dicas para curtir: O rio que abastece as cachoeiras da região é o Rio das Pedras. As Três Cachoeiras são pequenas quedas d’água, a maior delas de aproximadamente 3 metros. Formam várias piscinas naturais de águas claras e frias, ótimas para refrescar nos dias quentes. Muito frequentada graças ao fácil acesso e à proximidade do centro.

2 thoughts on “Viagem: cachoeiras do Sudeste para refrescar o verão!

  1. Maria Vitrine

    Uma cachoeira muito boa e incrivelmente linda fica na região do vale do ribeira, um pouco depois da cidade de Eldorado – SP, dentro da reserva do parque PETAR. A cachoeira Queda do Meu Deus tem mais de 30 metros de queda e uma piscina natural com águas limpinhas! Recomendo visitar! =)

    Reply
  2. Rosana

    O Espírito Santo faz parte do sudeste, tem lindas cachoeiras, como as Matilde em Alfredo Chaves. Mas não teve nenhuma indicação. É lamentável.

    Reply

Deixe um comentário