Paula Bellotti

O outono chegou! É tempo de tratar e regenerar a pele

by paula bellotti em 25 de março de 2013 | 11:11

pele-outono-shutterstock

O outono chegou e é a estação ideal para se cuidar da pele, recuperando os danos do verão. Por mais que se tenha protegido e hidratado a pele nos últimos meses, o saldo são sempre algumas manchas e sardas a mais, ressecamento, falta de viço, rugas e linhas mais acentuadas, entre outras queixas.

É chegado o momento, portanto, de se recorrer aos lasers e terapias combinadas em consultório a fim de regenerar a pele fotoenvelhecida de dentro para fora, devolvendo-lhe a firmeza, o viço, clareando manchas, suavizando cicatrizes de acne e reduzindo as marcas de expressão. Para cada tipo de pele ou dano causado, e de acordo com o histórico do paciente, existe uma conduta a ser adotada.

Os lasers fracionados ablativos e não ablativos, por exemplo, são excelentes para tratar o fotoenvelhecimento leve a moderado (manchas, rugas e linhas finas), cicatrizes de acne e estrias. Já os sistemas de radiofrequência monopolar são ótimos para recuperar a firmeza e redefinir o contorno corporal ou facial. O laser de CO2 fracionado, por sua vez, trata um fotoenvelhecimento mais severo e rugas mais profundas.

Enfim, são inúmeras as opções, indicações e possibilidades de tratamento. E a boa notícia é que nenhuma delas tira o paciente da sua rotina ou gera grandes desconfortos.

Cada vez mais, a tecnologia caminha nesse sentido: mais eficácia, ausência de riscos ou contraindicações e resultados visíveis em poucas sessões, sem mudar a rotina do paciente.

Procure o seu dermatologista e descubra qual a melhor opção para você. Cuide da saúde da sua pele!

 

Suas mãos também merecem cuidados especiais

by paula bellotti em 1 de março de 2013 | 9:22

maos-creme-hidratacaoVocê tem cuidado bem das suas mãos? Por apresentarem uma pele bem mais fina e sensível e estarem sempre muito expostas, as mãos sofrem mais com a ação do tempo e do sol.

Além dos cuidados básicos diários, como hidratação e aplicação de filtro solar, já podemos contar com substâncias, como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita, que ao serem injetadas na pele das mãos, promovem o aumento da sua espessura e estimulam a produção de colágeno novo na região, melhorando assim aquele aspecto ressecado e envelhecido, que tanto incomoda.

Além dos preenchedores, queixas como fotoenvelhecimento e manchas nas mãos também podem ser tratadas com sessões de laser e peelings, tal como acontece com outras áreas do rosto e corpo.

Consulte o seu dermatologista para saber se você tem indicação e descobrir qual a melhor opção para você. E não esqueça de fazer do filtro solar seu aliado diário de beleza. Ele vale também (e muito!) para proteger a delicada pele das mãos.

Sol e vitamina D na medida certa

Segredo para ter saúde está no equilíbrio

by paula bellotti em 5 de fevereiro de 2013 | 15:42

Proteger a pele dos efeitos nocivos da exposição solar é fundamental, mas tomar sol na medida certa também é importante para a saúde. O segredo, então, é o equilíbrio. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a deficiência de vitamina D no organismo das pessoas é cada vez mais comum. Segundo a OMS, metade da população mundial tem menos vitamina D do que precisa. Portanto, a exposição aos raios solares de maneira responsável é indispensável.

O sol é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. Esta, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. A exposição solar também está relacionada ao bem estar, além de exercer forte influência no sistema imunológico. A quantidade certa da vitamina no organismo permite que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados.

Claro que não é preciso “torrar no sol” para que os níveis de vitamina D no organismo fiquem estáveis. Uma simples caminhada ao ar livre já ajuda. Para ajudar o organismo a produzi-la, basta tomar de cinco a dez minutos de sol, de duas a três vezes por semana, evitando o período entre 10h e 16h. E apenas uma área do corpo pode ser exposta – braços, pernas ou costas – para que se dê a absorção da vitamina.

Embora existam diversos suplementos de vitamina D hoje no mercado, eles não substituem a função do sol. O consumo de suplementos, especialmente por quem vive em cidades e não passa muito tempo ao ar livre é bom, mas não chega a ser ideal. Os raios solares são aliados da saúde, basta saber como aproveitá-los de maneira responsável e comedida.

E já que estamos no verão, nunca é demais lembrar a importância da proteção e hidratação da pele. Redobre os cuidados na estação. Use filtro solar regularmente, além de óculos e chapéus. Sua saúde agradece e quem sai ganhando é você!

Vaser Smooth: adeus celulite, bem-vindo verão!

by paula bellotti em 10 de janeiro de 2013 | 13:56

Aí vai uma notícia boa para este verão. Já está disponível no Brasil o tratamento mais realizado atualmente nos Estados Unidos para combater a temida celulite: o Vaser Smooth. Trata-se de um potente ultrassom, que tem como grande diferencial romper as traves fibróticas da celulite e promover a contração imediata de colágeno na região, preenchendo as depressões causadas pela flacidez da pele – aquele conhecido e indesejado efeito “casca de laranja”.

Esta nova tecnologia atua tanto na camada mais profunda, quanto na mais superficial da pele, promovendo sua retração. Desta forma, age também redefinindo o contorno corporal do paciente ao deixar a pele mais lisa, firme e uniforme.

O Vaser Smooth é uma técnica segura e eficiente, que produz excelentes resultados sem tirar o paciente da sua rotina. Ele pode ser feito em todos os graus de celulite e a melhora é significativa já logo após a primeira sessão. Geralmente, o paciente se submete a uma sessão somente e faz uma reavaliação com o dermatologista após seis meses para repetir, se necessário.

Para melhores resultados, e dependendo do grau de celulite apresentado pelo paciente, o Vaser pode ser associado, após três semanas, a outras tecnologias, como radiofrequência e infravermelho. Consulte seu médico e veja se você tem indicação!

Verão: cuidados redobrados com a pele no pré e no pós sol

by paula bellotti em 18 de dezembro de 2012 | 10:30

Oficialmente o verão começa no próximo dia 21, mas as altas temperaturas das últimas semanas já nos dão uma amostra do que virá por aí. Trata-se, sem dúvida, da estação mais aguardada e festejada do ano para os brasileiros, mas também aquela que exige mais cuidados e atenção com a pele. É possível curtir o melhor da estação – férias, praia, sol, mar e piscina -  sem deixar marcas em nosso rosto e corpo, que possam comprometer a saúde da pele. Para isso, as palavras-chave do verão dever sem: PROTEÇÃO e HIDRATAÇÃO.

Antes de mais nada, vale marcar uma consulta com seu dermatologista, que irá avaliar a sua pele e prescrever os produtos e a rotina de cuidados mais adequados para cada paciente,  como qual filtro solar usar no corpo e no rosto, qual o melhor hidratante diário, dicas de cuidados pré e pós sol, substâncias que podem ou não ser usadas na estação e tratamentos que devem ser evitados no período, entre outras várias e preciosas dicas.

Lembre-se: nem sempre os produtos encontrados no necessáire da sua amiga são os mais indicados também para você e, diante da infinidade de marcas e opções que o mercado de beleza hoje oferece, nada melhor do que ouvir um especialista para poupar tempo e dinheiro.

Para um bronzeado saudável e duradouro, duas dicas se fazem importante: fazer uma boa esfoliação corporal antes da exposição solar continuada (ou seja, antes daquela tão sonhada viagem de férias para a praia) e hidratar a pele mais que o usual nesses dias, a fim de evitar o seu ressecamento e descamação, o que, por sua vez, pode gerar manchas e sardas. A exposição deve ser gradual e nos horários de sol mais saudável. Se não for possível a exposição antes das 10h e após as 16h, lembre-se de usar a barraca e redobrar a atenção com a proteção da pele.

Além de procurar um dermatologista, usar os produtos adequados e preparar a pele para a exposição solar, outros cuidados devem ser tomados, como o uso de óculos e chapéus, de filtro solar e cremes mais potentes para proteger e hidratar também os cabelos, reaplicar o filtro a cada duas horas pelo menos ou depois de ficar muito tempo no mar ou piscina, usar produtos específicos para a delicada pele dos lábios, não esquecer de passar o filtro também em áreas como orelhas e peito dos pés, beber bastante água e fazer uma alimentação balanceada, aumentando a ingestão de frutas, verduras, legumes e fibras.

Cuidados tomados, aproveite o melhor do verão sem maltratar ou deixar marcas na sua pele. Sua saúde agradece!

Por uma pele saudável em todas as fases da vida

by paula bellotti em 22 de novembro de 2012 | 13:29

Infelizmente, o conceito de beleza ainda é muito associado à juventude, mas é possível ter uma pele bonita e saudável em todas as fases da vida. Hoje as avançadas tecnologias disponíveis na medicina dermatológica nos permitem adiar os efeitos do tempo na pele, tratando-a de dentro para fora e minimizando rugas, manchas, sulcos, vincos, cicatrizes de acne e outras queixas frequentes no consultório.

O processo de envelhecimento é inevitável e natural do organismo, mas aliando pesquisa e alta tecnologia, é possível retardar os efeitos maléficos desse envelhecimento e manter uma pela bonita e saudável por toda a vida, não importando a idade biológica que se tem.
+ Leia mais

Freeze: tecnologia eficaz no combate à flacidez

Tecnologia emite ondas que aquecem as camadas mais profundas da pele

by paula bellotti em 30 de outubro de 2012 | 17:56

pele-praia-sol-bronzeadoO verão tá chegando e a flacidez corporal é uma das queixas mais frequentes no consultório. Os fins de semana na praia ou piscina, as viagens de férias e as roupas mais curtas e frescas da estação expõem mais o corpo e deixam as mulheres mais vulneráveis e preocupadas com a boa forma. Para combater o problema, uma opção eficaz é o Freeze, tratamento que combina radiofrequência multipolar e pulsos magnéticos.

A tecnologia empregada no Freeze emite ondas que aquecem as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno (proteína que confere sustentação à pele) e elastina. O Freeze rejuvenesce a pele como um todo, devolvendo-lhe a firmeza e redefinindo o contorno corporal.
+ Leia mais

Verão e varizes não combinam. Saiba como tratar!

Preparação para a estação do calor deve começar já

by paula bellotti em 21 de setembro de 2012 | 8:30

pernas-praiaAs temperaturas já estão lá em cima e anunciam um verão intenso. É hora de subir também o comprimento das sais, abusar dos shorts e das pernas de fora. Mas é aí que pinta aquela preocupação com vasinhos e varizes aparentes. Trata-se de uma queixa muito frequente no consultório.

As mulheres são três vezes mais propensas a desenvolver o problema do que os homens. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes causam dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. Entre os fatores de risco, estão questões hormonais, obesidade, gravidez, sedentarismo e tabagismo. O próprio envelhecimento e o levantamento de peso em excesso também podem ocasionar a formação de varizes.

Mas nada de desespero! O sistema Cutera Excel V é a mais avançada tecnologia para combater o problema. Ele compreende dois comprimentos de onda – 532nm e 1064nm – indicados para lesões superficiais finas e até profundas e de maior diâmetro. O sistema Cutera conta ainda com o laser Genesis V, um NDYag micropulsado indicado para tratar eritemas difusos, bem comuns na face, colo e pescoço.

O Excel V é, portanto, capaz de tratar uma ampla gama de condições vasculares em um único sistema, oferecendo mais opções de tratamento. Ele atinge todas as camadas da pele, atuando de forma seletiva nos vasos, inclusive naqueles mais calibrosos.

Entre as queixas que podem ser tratadas com o Excel V, estão: telangectasia facial, rosácea, vermelhidão difusa, lesões pigmentadas, angiomas, hemangiomas, vasos nas pernas, cicatrizes e poros abertos, entre outras.

O tratamento a laser para varizes e vasos representa um enorme avanço na Medicina. Ele não tira o paciente da rotina, é rápido, seguro, não invasivo e eficaz e veio para substituir a antiga escleroterapia com agulhas.

Converse com seu dermatologista!

Ultrassom mostra eficácia no combate à flacidez corporal

Tratamento atinge a derme profunda e regenera as fibras musculares

by paula bellotti em 23 de agosto de 2012 | 17:11

biquini-shutterstock

Ainda estamos oficialmente no inverno, mas os dias quentes e ensolarados já nos remetem ao verão, estação mais festejada do ano no Brasil. E se ainda temos a primavera pela frente até chegar lá, o momento já é de se preparar para essas duas próximas estações do ano. Estamos na época ideal para os tratamentos dermatológicos em consultório, sejam eles para face ou corpo.

Em termos de procedimentos corporais, uma opção de grande eficácia é a ponteira muscular do Ulthera, a mais avançada tecnologia para combater a tão temida flacidez. Já aprovado pelo FDA nos Estados Unidos e também pela Anvisa para uso por aqui,  o Ulthera é um ultrassom fracionado que tem como grande diferencial atingir a derme profunda e regenerar as fibras musculares, que também sofrem a ação do tempo, gerando a flacidez cutânea.

+ Leia mais

Terapia Celular Capilar

Medicina avançada para tratar alopecia androgenética

by paula bellotti em 7 de agosto de 2012 | 11:08

cabelo-banho-beleza-calvicieA alopecia androgenética (calvície) é uma queixa das mais comuns no consultório do dermatologista e se engana quem pensa que ela atinge só os homens. A queda acentuada dos fios é bastante comum também entre as mulheres. O problema tem origem genética, mas pode ser agravado por uma série de fatores, como estresse, infecções, baixa irrigação sanguínea na região, alterações hormonais, doenças da tireoide, quadros de depressão, anemia, no pós parto ou na menopausa.

+ Leia mais

perfil

Paula Bellotti é dermatologista, formada em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, com pós-graduação em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Société Française de Dermatologia.