» Tesão e menstruaçãoMariana Maldonado

Tesão e menstruação

by mariana maldonado em 26 de setembro de 2005 | 21:00

A mulher quando está menstruada tem mais vontade de transar ou a relação sexual durante a menstruação não é recomendada? Transar menstruada faz mal a saúde? Pode transmitir doenças? Estas e outras perguntas são freqüentes no dia-a-dia do ginecologista, pois esta relação (se é que existe mesmo) entre tesão e menstruação sempre despertou muita dúvida e curiosidade – e não é de hoje. O mito da menstruação como sendo a “limpeza” do útero, a crença de que a mulher menstruada fica “suja” e que, por isso, não deve transar ainda é muito presente. Na verdade, o sangue da menstruação não é nenhuma sujeira nem tampouco significa um processo de limpeza. É um acontecimento natural na vida da mulher e indica somente que naquele mês ela não engravidou.

Transar durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus da AIDS (o HIV), pois o parceiro ao entrar em contato com o sangue contaminado pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, dizem que facilita a penetração.

Com relação ao desejo sexual, a mulher pode sentir tesão em qualquer época do mês – durante a menstruação, na ovulação ou na fase pré-menstrual – basta ser estimulada e estar receptiva para isto acontecer. Existem alguns estudiosos que defendem a teoria de que a mulher fica com mais vontade de transar durante a menstruação e esta, definitivamente, não é uma relação de causa-efeito. Estas pessoas insistem em comparar a mulher aos outros animais que têm relações sexuais quando estão no cio. Mas, no caso da espécie humana, a natureza nos brindou com um atributo único em relação às demais: a capacidade de pensar e ter prazer. De fato, algumas mulheres dizem que durante a menstruação têm mais vontade de transar, mais isto não é a regra e nem deve ser motivo de preocupação para aquelas que não têm!

E quando chega a menopausa e a menstruação acaba? Será que a vontade de transar também some? Entre os 45 e os 55 anos a menopausa chega para a maioria das mulheres, que continuam vivas e em perfeitas condições de continuar tendo uma vida sexual plena e bastante satisfatória. Exemplo disso é o relato de mulheres que dizem que o seu tesão aumentou e que descobriram o orgasmo só depois da menopausa, quando ficaram livres do medo de engravidar.

É muito importante que o parceiro também entenda que a menstruação faz parte de um processo natural da vida da mulher e que não é uma doença. Já foi o tempo em que a mulher menstruada não saía de casa, não lavava a cabeça e não transava. Hoje, a mulher menstrua, usa absorvente interno e ninguém sabe, às vezes nem o próprio parceiro. Por isso, uma boa conversa é fundamental para que o casal possa decidir junto como quer viver a sua vida sexual, independentemente da menstruação.

Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especializada em Sexologia e Homeopatia.
e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br
site: www.marianamaldonado.com.br.com.br



Últimos comentários (11)

Deixe um comentário

  1. Anônimo fez um comentário:

    22 de novembro de 2007 | 19:39 #

    eu na verdade nao tenho poblemas em fazer amor na mestruaçao quando eu tinha um companheiro,agora que sou sozinha tive a experiencia de conecer um novo amor…eu moro na italia ele em portugal,mas todas as vezes que vou ate ele estou mestruada,mesmo que nao seja o periodo…o portugues desistiu.Conheci outra pessoa aqui na italia me ama,e comprensivo mas nunca transamos…ate que ele me convidou pra conhecer a cidade dele que e 160 km daqui ,planejei a semana toda,a ansiaedade foi tanta,sabe que aconteceu? mestruei e tive vergonha de falar..mas falei,gente que surpresa eu tive,ele me disse vou te buscar par nos estarmos juntos e nos conhecermos melhor e nao foi por causa de sexo..que vergonha…e mais façamos amor depois de casrmos ele disse..rsrsr existe ainda homens assim,porem e maduro e responsavel.

  2. Anônimo fez um comentário:

    23 de novembro de 2007 | 14:26 #

    Tabu ou não, o resultado é o mesmo de quando não se esta menstruada. prefiro evitar mas tem vezes que confesso não da para aguentar e aaih já foi.

  3. Anônimo fez um comentário:

    22 de maio de 2008 | 18:03 #

    Eu gosto muito,nesses dias fico com mais tesão.Agora não é lei toda vez que eu estiver mestruada ter que transar,isso acontece naturalmente.

  4. Anônimo fez um comentário:

    24 de novembro de 2008 | 20:45 #

    bom faser amor e tudo de bom naoe e com a pessoa que agente ama melhor ainda porque vc faz com mais tezao!!!!!
    pra mim nao tem hora marcada e nem lugar e onde acontecer o meu maridao nao liga de fazer amor mestruada
    e nem eu o que importa para nos e que estejamos com vontade tando mestruada ou nao para nos nao faz diferensa
    e natural!!!!!!!

  5. Marvis Urankar fez um comentário:

    23 de agosto de 2013 | 9:51 #

    Once i retire I’d really like to move to Hawaii.

  6. usb videos fez um comentário:

    28 de agosto de 2013 | 4:44 #

    Thanks for sharing, this is a fantastic posting submit.A lot thanks once again.

  7. Denisse Borroto fez um comentário:

    29 de agosto de 2013 | 22:29 #

    Pleasant car and I normally liked these, but this car reminds me of what I generally was disappointed in with these as in contrast to, say, a Nova: the plainness of the interior It actually was pretty stark. And I concur the pistol-grip shifter needs to go.

  8. Lenny Sokoloski fez um comentário:

    30 de agosto de 2013 | 2:08 #

    Born in to the automobile small business, I have enjoyed lots of memorable experiences with those people magnificent machines the vast majority of my existence.

  9. book of ra deluxe fez um comentário:

    3 de setembro de 2013 | 2:08 #

    Creating cool blog is not harder than creating good information. But you know that you done both pretty well. Thank man.

  10. home fez um comentário:

    3 de setembro de 2013 | 4:12 #

    Hello Rylla,br /It’s been so busy below, but I eventually took time to appear at your websiteand boy, was I glad I did! This sort of lovely food items, such excellent shades! I’m intending to make the green beans for Easter tomorrow for my family. As often, it appears like your are savoring daily life, and producing essentially the most of each moment. We pass up you! Nancy

  11. best electronic cigarette, e cigs brand, e cig cartridges fez um comentário:

    3 de setembro de 2013 | 13:22 #

    Hi really very good read through.
    I should admit aim pretty new to using WordPress well basically really new. Just starting to obtain the hang of it. Reading your publish has been pretty informative. I have to admit still not totally 100% percent clear in my head. So have just put your blog on my desktop so I’m able to go straight to it and have another search later.

Deixe um comentário

perfil

Mariana Maldonado é ginecologista e obstetra, especialista em Sexologia e Homeopatia. Para entrar em contato com Mariana Maldonado escreva para dra.mariana@marianamaldonado.com.br