Ligia Kogos

Vai se casar em 1 ano? Cuida da sua pele

by Redação em 21 de janeiro de 2013 | 8:08

Um ano costuma ser um prazo frequente de antecedência para muitas noivas marcarem seus casamentos… Afinal, reservas de igrejas, salões de festa, escolha de padrinhos, vestido, decoração do apartamento, costumam demandar mesmo muito tempo e de fato, 12 meses passam depressa.

Ao invés de se entristecer com a espera obrigatória, por que não aproveitar este ano para se transformar numa noiva resplandecente de beleza e alegria, digna de um filme hollywoodiano? Um ano é um prazo mais do que suficiente para tratar e eliminar todas aquelas coisinhas que parecem sem importância, mas que afetam a sua imagem, sua confiança em si própria! Que tal corrigir de uma vez por todas aquelas espinhas persistentes, os poros dilatados numa pele meio oleosa, que nunca está lisinha? Como seria bom ter ao fim de um ano 12 a 14 cm a mais de cabelo forte e saudável pra usar solto sobre o vestido de noiva!  E se a celulite quase desaparecesse para você usar o biquíni sem canga na lua de mel? Comece já a preparar-se pois isso é possível !

Pele do rosto

Vá imediatamente a uma dermatologista . Não há tempo a perder com procedimentos estéticos leigos e enganadores. Ela lhe prescreverá os medicamentos via oral necessários para livra-la definitivamente destas espinhas que a incomodam há tanto tempo. Sejam antibióticos ou a isotretinoina oral, o resultado deverá ser de impacto, fazendo com que todos elogiem sua nova pele, lisa e completamente livre de inflamações e cravos. A isotretinoina na maioria das vezes tem que ser tomada por 6 a 10 meses , portanto quanto antes iniciar melhor. Após 2 meses do término do tratamento já é permitido engravidar sem nenhum problema, se você quer ter um bebê logo no primeiro ano de casada.  Em 3 meses sua pele já estará quase perfeita , mas o tratamento se estenderá um pouco mais para que o resultado seja definitivo .

Ao lado do medicamento oral, ácidos suaves e adstringentes completarão o acabamento final, clareando manchas, apagando marcas e deixando sua pele um veludo!

Cabelos

Se você está sempre às voltas com queda exagerada de fios, cabelo fraco e ralo a dermatologista também será sua salvadora.  Ela checará sua saúde geral e lhe dará medicamentos que fortalecerão as raízes e os fios, protegendo-os da influencia maléfica do estresse, dos picos hormonais, da oleosidade das raízes. Mas se você é daquelas que não vivem sem reflexos, comece já a diminui-los drasticamente ou mesmo elimina-los completamente . A descoloração sempre lesa o fio, por melhor que seja o cabeleireiro e banhos de todos os tipos para tentar recuperá-los não funcionam, pois a lesão causada pelos reflexos é irreversível. Até esteticamente é discutível se já não cansamos todos desse exército de moças de cabelos listados e finos, desvitalizados e fracos… Melhor ser menos loura e com mais cabelos… A boa notícia é que os produtos alisantes com formaldehydo (formol) aprovados pela ANVISA não são prejudiciais, deixam os cabelos mais lisos e mais resistentes à quebra, ajudando-os a crescer. Ah e não é preciso cortar pontas, pois o cabelo NÃO É PLANTA e não precisa de poda, pois não há nenhuma comunicação entre a raiz e as extremidades! Chega desse mito sem fundamento! Seja uma noiva científica!

Se seguir estes conselhos, na hora do casamento você estará até com 14 cm de comprimento a mais, numa cabeleira bem mais forte e com movimento!

Corpo

Agora é hora de levar a sério a dieta que você faz, mas quebra, os exercícios que você jurou iniciar, mas não começou. Você está provavelmente numa das fases mais espetaculares da sua vida e deve vive-la plenamente sem limitações! Obrigue-se a caminhar 3 vezes por semana pelo menos. Isso lhe dará ânimo para a dieta, para ser mais organizada com seu tempo e até para tratar melhor o seu noivo, acredite!

Corte (ou diminua muito) os carboidratos farináceos , os refrigerantes (inclusive os diets), o cigarro (noiva que fuma é brega) e tome bebidas alcoólicas com comedimento, classe e elegância, você sabe do que eu estou falando  …

Em 3 meses a celulite terá diminuído bastante  e suas roupas cairão muito melhor… Você poderá incrementar o processo com cremes à base de cafeína, enzimas, cremes de massagem contendo hormônios masculinos (prescritos pelo dermatologista) e fazer algumas sessões de radiofrequência, se necessário.

Nos meses finais, se você se entusiasmar, um pouco de musculação definirá braços, coxas , abdômen e cintura, delicadamente, o que fará seu noivo ser alvo da inveja de todos os homens presentes !

15 DIAS ANTES DO CASAMENTO

Os dias que antecedem o casamento podem ser agitados e corridos, mas sem dúvida carregam uma excitação especial… Sua aparência deverá ser fresca, radiante e viçosa como nunca, no grande dia!

Nesta semana especial tome certos cuidados indispensáveis. Limpe bem a pele , com a ajuda de uma loção levemente alcoólica para que os poros fiquem bem fechados e todas as impurezas sejam eliminadas. O melhor produto para estes dias serão aqueles à base de Vitamina C, que revigora, tira os sinais de cansaço, dá brilho e clareia, mas sem nenhuma complicação. Não queira se bronzear intempestivamente nos últimos dias, pois você pode exagerar, se queimar e ficar com aspecto desgastado.

Dermatologistas usam procedimentos e máscaras especiais para noivas dois ou três dias antes, com banho de vapor de ozônio, retirada de possíveis cravos remanescentes com delicadeza, para não marcar, massagem com produtos para hidratar e estimular, terminando com banho de Blue Light para alisar e desinflamar a pele, fazendo com que a cútis se torne brilhante e rosada, Por fim, uma máscara tensora para dar ao rosto o aspecto  “Cinderella “,  radiante e absolutamente descansado.

Aplicações de toxina botulínica para tirar rugas de preocupação na testa e nos olhos, assim como leves preenchimentos para sulcos e olheiras já deverão ter sido feitos no último mês, para deixar os últimos 15 dias em descanso.

Para quem vai passar a tarde do Dia da Noiva em algum lugar especial para relaxar e se embelezar, além de massagens, máscaras calmantes e hidratações, normalmente se dá ênfase ao descanso e recuperação, com banhos aromáticos, pedras quentes, chás desintoxicantes , tudo para o prazer e relax. 

Conselhos especiais:

  • A noiva não pode beber muito na festa para não ficar com poros dilatados, nem com narizinho e bochechas vermelhas! Você tem que parecer a noiva e não a sua tia depressiva…
  • Ela deve sorrir, circular com graça entre seus convidados e jamais se irritar com pequenos contratempos que fatalmente ocorrem nessas ocasiões. Nenhum traço de contrariedade deverá transparecer em seu rosto deslumbrante.
  • A noiva participará, é claro, de sua própria festa, mas não poderá “desmanchar-se” toda em danças frenéticas, terminando a noite suada, rasgada e totalmente descomposta.  Ela tem um papel a representar, a de estrela máxima do evento, que envolverá seus convidados em puro encanto. Neste papel principal, ganhe o Oscar !
  •  É o momento delicado da moça se deixar conhecer pelos amigos e família do noivo que ainda não a viram ou a conhecem pouco . Esta primeira impressão ficará por anos na mente de todos e isso pode influenciar sua felicidade futura, sua vida social e a aceitação que ela receberá em seu novo círculo. Sua beleza deverá encantar e seduzir, mas sem ser arrogante, passando um sentimento de receptividade e acolhimento.

Padrinhos com a roupa inadequada, daminhas que esperneiam, bem-casados embalados na cor errada, vídeo que encrenca, tio inconveniente, esqueça tudo …!

Ninguém vai dar a menor importância a nada disso. O que estará realmente em foco é a sua imagem de sedução e felicidade…

Lábios bem cuidados

by Redação em 3 de dezembro de 2012 | 9:49

Numa cena famosa do filme “O Leitor”, com Kate Winslet e Ralph Fiennes, a bela e sedutora personagem vivida por Kate, tem que aparecer muito envelhecida e sofrida num dos comoventes momentos finais. Um dos detalhes da maquilagem especial que dá a ela a impressão de idade avançada e sofrimento é mostrar seus famosos lábios antes cheios e macios, agora descamados e muito ressecados… Fica então a mensagem: lábios bem tratados e hidratados são sinônimos de juventude e saúde!

Grande parte das pessoas sentem os primeiros sinais do clima seco nos lábios. Muitos têm se queixado de lábios que descamam, desfolham , racham, chegam mesmo a formar rachaduras e pequenas feridas até! A sensação é de desconforto, lábios que parecem queimar ou arder. O ato involuntário de umedecê-los passando por eles a língua frequentemente, não alivia o ressecamento em quase nada, parece até sensibiliza-los mais.

As mulheres então constatam com desgosto que os batons parecem não mais se fixar, saindo pouco tempo após a aplicação ou então ficando com aspecto ressecado e cheio de pequenas “pelezinhas” que comprometem o efeito da maquilagem, dando mesmo vontade de ‘”arranca-las”, o que piora ainda amis a situação. Lábios assim comprometidos ficam mais vulneráveis ao aparecimento de herpes, aftas e outras infecções e até as crianças sofrem.

Nada mais reconfortante então, do que usar um bom protetor labial, algo que possa aliviar o ardor, umectar, lubrificar a superfície, conferir maciez e aspecto hidratado e saudável. São particularmente práticos e úteis os protetores em bastão, batons incolores sem brilho exagerado, com grande poder de fixação, que podem ser usados por homens e mulheres , adultos e crianças , contendo os ingredientes mais eficientes no tratamento dos lábios.

Ativos como Silicones especiais (Dimethicones) , Ceramidas, Vitamina E , Óleos naturais, Protetores Solares, Lanolinas, Glicerinas, Alantoinas, Pantenol, impedem a perda de água por evaporação para o meio ambiente, pela delicada superfície labial, hidratam profundamente, lubrificam, cicatrizam, regeneram as rachaduras e ferimentos e criam película de proteção invisível por cima dos lábios.

Quem vive muitas horas por dia no ar condicionado, quente ou frio, sabe a utilidade de se ter um protetor labial sempre a mão , no bolso, na gaveta da escrivaninha, na bolsa, no porta luva do carro, para um retoque rápido e umectante. Protetores labiais podem ser usados sozinhos simplesmente ou sob batons coloridos, pois se forem de excelente qualidade , não devem engordurar demais, nem comprometer a fixação de batons e brilhos. Ë uma arma simples de cuidado, saúde e juventude, numa parte tão chamativa do rosto: os lábios!

Clima seco e sua pele

by Redação em 17 de setembro de 2012 | 13:08

pele-rosto-dermatologistaO clima muito seco que temos enfrentado nos últimos dois meses, com baixa umidade do ar e temperaturas mais baixas, é responsável por vários desconfortos, tanto nas vias respiratórias, organismo em geral, mas principalmente em nossa pele, que se torna nitidamente ressecada.
+ Leia mais

Segredos de inverno nas clí­nicas de dermatologia

by ligia kogos em 18 de julho de 2012 | 11:11

inverno-pele

No inverno brasileiro, nas clínicas de dermatologia de todo o país, inicia-se um ritual de procedimentos que se destinam a recuperar a pele dos danos de verão e do tempo, para aperfeiçoá-las em apenas três meses, com o mínimo de desconforto e o máximo de resultados.  Nosso inverno é curto, incerto e leve e não se pode desperdiçar o tempo…

Esta época é ideal, pois há menos risco do sol atrapalhar os resultados que esperamos. Todas as imperfeições, manchas, poros dilatados, rugas de expressão, vincos, aspecto apagado e sem viço, sardas, pequenos vasos, estragos deixados pelo sol e pela vida , serão os alvos dos dermatologistas. que mesclarão  arsenal moderno  e clássico ao mesmo tempo.
+ Leia mais

Cuidados e cremes anti-idade

by ligia kogos em | 11:01

pele-creme-anti-idadeMedidas simples e constantes podem fazer muito, mantendo intocáveis por anos a beleza, a juventude e o frescor de um rosto. Não fumar e proteger a pele do sol são estratégias que conseguem mais do que se possa supor. Com essas duas medidas singelas, preserva-se o colágeno na camada mais profunda da pele, mantendo a firmeza que se revela tanto ao olhar como ao toque, evitam-se as manchas, além de prolongar ao máximo o aspecto macio e refinado.

Combater o estresse dormindo e exercitando-se, manter o peso ideal alimentando-se saudavelmente, tem valor indiscutível. Mas no que se refere ao cuidado local da pele, existem hoje os cremes chamados de “Anti-Idade”ou “Anti-Aging” que prometem retardar o tempo.

A boa notícia é que eles existem mesmo e não são complicados como possam parecer.
Incluem desde os produtos de limpeza e filtros, até os nutritivos, ácidos e restauradores, fazendo parte de uma certa rotina diária.
+ Leia mais

Vaidade masculina

Os homens já chegam a ser 35% dos pacientes em consultórios de dermatologistas e cirurgiões plásticos

by ligia kogos em 19 de julho de 2011 | 11:22

dreamstime_l_8235879-homem

Um homem vaidoso é cuidadoso com a aparência, exigente quanto às roupas, tem prazer em comprar roupas para si próprio, corta o cabelo sempre com a mesma pessoa, não toma sol em exagero e preocupa-se com a saúde, muitos usam cremes de maneira objetiva, poucos produtos, mas eficientes.

Estes homens costumam brilhar socialmente, sua auto-estima é alta com ótimo conceito de si próprios, geralmente bem sucedidos, seja qual for a faixa econômica.

Há cerca de 20 anos, quando o sucesso profissional passou a ser uma verdadeira bandeira, a aparência aumentou de importância, justamente por motivos ligados à carreira. Não bastava SER bem sucedido, era necessário PARECER bem sucedido, para ser competitivo no mercado de trabalho.  Progressivamente foi-se encarando com naturalidade que homens recorressem aos  aos cremes,  às cirurgias plásticas, aos transplantes de cabelo, até chegarmos ao laser de depilação, `toxina botulínica e preenchimentos.

Os homens já chegam a ser 35 % nos consultórios de dermatologistas e cirurgiões plásticos, numa estatística crescente!

Nos grandes centros, os homens já não se acanham de assumir sua vaidade , já que a própria mídia tratou de divulgar tratamentos. Certas coisas ainda podem ser olhadas com desconfiança entre os homens. O exagero, a obsessão com a própria figura, prender-se demais a pequenos detalhes não é definitivamente uma característica masculina.    Mas o constrangimento do passado deu lugar a uma atitude cada vez mais natural em busca da manutenção e melhora da aparência, o que é perfeitamente justo!

Veja as diferenças:

- A pele do homem é mais oleosa , mais grossa e resistente.

– São mais propensos à perda dos cabelos , às espinhas e poros dilatados.

- Em compensação, eles são menos vulneráveis ao ressecamento e às rugas finas .Mudam muito dos 20 aos 40 mas, depois, seu envelhecimento é bem mais lento do que as mulheres, pois não sofrem as perdas hormonais como elas.

- A musculatura da face é mais forte, a testa é mais vincada desde os 25 anos, por isso, o efeito da toxina botulínica, é mais discreto neles.

      – Os homens não tem paciência para tratamentos longos e complicados, querem resultados rápidos e objetivos. Detestam ter que usar vários produtos, não suportam cremes gordurosos, sendo necessário prescrever um esquema prático para eles.

      – São ótimos pacientes de dermatologistas e cirurgiões plásticos, pois são fiéis ao médico, não são influenciáveis por palpites e opiniões alheias ou por publicidade, procuram o que é melhor, não saltam de uma terapêutica para outra, de acordo com a moda, ao contrário das volúveis e impressionáveis mulheres …(confessemos!)

      – O fato é que os homens filtram as informações científicas, raramente sucumbindo à propaganda enganosa!

      O Brasil é o segundo país do mundo em procedimentos estéticos, um grande nicho de mercado. Os homens constituem alvo crescente de campanhas publicitárias, muitas linhas tem sido criadas especialmente para eles. Quem conseguir agradá-los, pode ter certeza de um consumidor fiel por muito tempo…

      Preenchendo os furinhos de celulite

      by ligia kogos em 24 de maio de 2011 | 15:43

      celulite300

      A luta contra a celulite continua e mais recursos surgem contra esta “malvada”. A ciência segue avançando e chegará um dia em que daremos cabo dela completamente… Neste último anos dermatologistas e pacientes ficaram animados com os resultados obtidos com o simples preenchimento dos teimosos “furinhos” que sobravam mesmo após toda a ginástica, a dieta , as massagens , cremes e aplicações de equipamentos.

      Com o surgimento de um tipo de ácido hialurônico denso , tornou-se possível o nivelamento das depressões em casca de laranja , a homogeneização da pele e do tecido subcutâneo, além de maior firmeza e vitalidade da região das coxas e nádegas.

      O mais novo tratamento, de ótimos resultados e pouca agressão, elimina as depressões, os famosos “furinhos” da celulite, através do preenchimento com um novo tipo de Ácido Hialurônico, muito denso e durável, com alto poder de estimular formação de rede de colágeno e, por si só, imediatamente faz desaparecer o desnível existente na região das coxas e quadris.

      A pele é preparada de maneira muito simples com cremes de anestésicos e o produto é injetado por meio de agulhas delicadas, como num preenchimento facial.O procedimento é feito por dermatologistas em suas clínicas, não necessita de internação e demora cerca de 30 minutos. A paciente pode retornar imediatamente ao trabalho ou atividades regulares. Como podem ocorrer alguns hematomas, é aconselhável proteger a pele do sol por cerca de 10 dias., caso estas manchas arroxeadas ocorram

      Este ácido muito rico e denso acondicionado em ampolas grandes de 10 ml tornou-se conhecido por ser o primeiro produto aprovado para aplicação em busto, com a finalidade de aumentá-los. Ao contrário do caso das mamas, onde a quantidade necessária era grande e o resultado discreto, tornando-se pouco prático devido ao custo comparado à cirurgia, no caso da celulite, uma seringa apenas já proporciona ótimo resultado na maioria dos casos de grau I, II e III. Como somente uma pequena quantidade de material é necessária, o preenchimento da celulite tornou-se viável e de grande aceitação, inclusive por sua praticidade, rapidez, simplicidade e pouco ou nenhum período necessário para a recuperação .

      Não custa no entanto, recordar as medidas gerais e simples de combate à celulite:

      Adotar dieta com menor teor de carboidrato, evitando carboidratos após as 18.00 s, rica em fibras naturais presentes em frutas, verduras, casca e bagaço de frutas. Cuidado com as ‘barrinhas de cereais “que são ricas em carboidratos”.

      Refrigerantes, mesmo diet, contém sais que podem reter líquidos, não exagere. Prefira água, limonada c/ adoçante, ou sucos diet bem diluídos (um dedo de suco na diluição normal e o resto do copo de água).

      Musculação é excelente exercício que pode “acabar” com a celulite inicial em pouco tempo, vença a preguiça!

      Massagens vigorosas, feitas por massagista, daquelas que às vezes deixam até algumas manchas roxas temporárias, também são úteis, mobilizando o tecido gorduroso, aumentando a irrigação sanguínea local.

      Risque o fumo de sua vida! Ë veneno puro para celulite. A circulação sanguínea da pele, gordura e músculos, a eliminação de metabólitos, fica extremamente prejudicada. O aspecto de flacidez geral é inexorável!

      Álcool é carboidrato a mais é retenção de líquido certa, diminua ao mínimo possível.

      Consertos pós-sol

      Depois dos primeiros dias de praia muitas peles já estão com evidentes “estragos” que necessitam de reparos urgentes

      by ligia kogos em 6 de janeiro de 2011 | 18:14

      Depois dos primeiros dias de praia do ano, muitas já estão com evidentes “estragos” que necessitam de reparos urgentes.

      Um, dos primeiros sinais, é claro, vem do uso insuficiente do filtro solar: zonas de pele queimadas e avermelhadas, ardendo, bronzeado irregular, pele descascando … Foi aquele dia nublado em que você achou que não precisava passar filtro, ou passou às pressas, deixando zonas de pele desprotegida.

      + Leia mais

      Pés rachados

      A beleza dos pés também merece atenção. Calcanhares e unhas sem cuidado podem estragar toda sua produção

      by ligia kogos em 22 de novembro de 2010 | 13:37

      Nossos pobres e sacrificados pés são muitas vezes os últimos a merecerem nossa atenção ao nos arrumarmos , mas , cuidado , muitas gente está reparando nos seus pés para avaliar se você é mesmo uma pessoa bem cuidada e até mesmo… refinada!

      + Leia mais

      Pintas

      Proteger-se convenientemente do sol, pode evitar ou diminuir muito o aparecimento de alguns nevos pigmentares

      by ligia kogos em 7 de outubro de 2010 | 12:02

      As pintas, como popularmente são chamadas vários tipos de entidades dermatológicas, aparecem determinadas por fatores genéticos, especialmente durante a adolescência, caracterizando os que chamamos “Nevos Juvenis”.  São aquelas conhecidas área negras ou castanhas algumas com relevo, outras planas. De fato não são exatamente iguais e dividem-se em vários tipos, Nevos Celulares, Nevos Pigmentares, variam em cor, relevo, alguns são planos, outros se assemelham a pequenos nódulos arredondados, alguns possuem pelos emergentes.

      Algumas manchas geralmente castanhas claras aparecem preferencialmente nas áreas expostas ao sol com certa freqüência, como rosto, costas, colo, ombros. São as sardas e melanoses (maiores).

      Assim temos como principais motivos de seu aparecimento o Fator Genético e o Sol.

      + Leia mais

      perfil

      Ligia Kogos é dermatologista, formada pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.

      Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados