» Especial lábiosAlexandre Krizek

Especial lábios

Batom, batom líquido, balm, gloss… qual é o melhor?

by alexandrekrizek em 18 de julho de 2012 | 11:44

labios-maquiagem-pele

Há uma certa confusão quanto a escolha de produtos para os lábios bem como o uso de cada um deles. Nesta matéria, você vai conhecer um pouco sobre cada um deles e entender os efeitos diferenciados que cada um oferece. Vamos lá?

BATOM
O batom talvez seja o mais antigos dos produtos de maquiagem depois do delineador. Este produto virou febre com o estouro do cinema na década de 50, onde as divas apareciam com os lábios supercoloridos e sedutores. Este produto é o mais conhecido entre o público feminino, mas existe várias verões dele. Há batons com hidratantes, FPS, condicionadores, os cremosos e até os cintilantes. Sua função é de colorir os lábios, além de tratar e hidratar. Para lábios pequenos, os cintilantes são os mais indicados, já para lábios volumosos, prefira os batons cremosos para não ressaltar ainda mais o volume natural dos lábios.

BATOM LÍQUIDO
O batom líquido é como se fosse um produto 2 em 1, ou seja batom e gloss! Sim, ele tem a pigmentação (cobertura) do batom convencional com o brilho molhado do gloss. Ideal para lábios finos ou boca pequena. Como esse produto é mais fluído, cuidado para que este não venha a escorrer nos cantos da boca.

BALM
Sua função é a de hidratar os lábios! Claro, que há condicionadores também com cores, mas lembre-se que não há muito pigmento ou cobertura em cor, pois sua função é mais de tratamento do que de embelezamento. Vale apena usar o produto até antes de dormir para hidratar os lábios durante a noite. Para o dia, aplique o produto antes do batom da sua preferência. O  balm mais antigo é a manteiga de cacau, que é um hidratante natural.

GLOSS
O gloss oferece volume aos lábios. Não se trata daquele produto que “vibra” ou dilata os vasos sanguíneos para aumentar o tamanho dos lábios. O volume que o gloss oferece se dá por conta do brilho molhado que funciona como um efeito ótico. Esse produto é também um queridinho das mulheres. Se você tem um batom de que tanto adora a cor mas também é fã do gloss mas não quer perder a cor do primeiro produto,  a dica é usar um gloss transparente ou cristal apenas para dar brilho aos lábios; lembre-se de aplicar o gloss com leves batidinhas nos lábios para não sujar o aplicador com o batom.

LIP TINT
É quase igual ao batom líquido, porém a fixação e cobertura da cor é mais intensa. Ideal para quem pretende deixar os lábios coloridos por muitas horas. Esse produto exige cautela na sua utilização, por isso procure fazer um contorno dos lábios bem definido, pois qualquer borrão pode manchar a pele. Esse produto pode ressecar um pouco os lábios, por isso vale a pena aplicar um balm ou condicionador labial após sua retirada.

As funções de cada um desses produtos são parecidas, mas os efeitos são diferenciados. Veja qual look mais combina com você e escolha também uma cor que mais te agrada. Use sempre cor nos lábios mas também nunca se esqueça de hidratá-los!

Até a próxima!

Alexandre Krizek
Consultor de Imagem e Beleza

perfil

Alexandre Krizek é maquiador e consultor de imagem, formado pela Make Up For Ever Academy e ITM, em Paris, e pela Make Up School, em Londres. É diretor do Instituto Krizek.

Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados