» Pele perfeitaAlexandre Krizek

Pele perfeita

Veja como preparar a pele para a maquiagem

by alexandrekrizek em 23 de novembro de 2010 | 10:59

Não adianta a mais bela maquiagem se por baixo dela há uma pele ressecada e sem viço. Preparar a pele adequadamente, além de proporcionar uma maquiagem mais duradoura e com ótimo acabamento, também ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento bem como manter a limpeza adequada e a hidratação da pele. Esse cuidado deve ser diário, sem desculpas de que não deu tempo para cuidar de si mesma!

Para escolher produtos adequados é super importante que você saiba reconhecer seu tipo de pele, que pode ser: normal, seca, oleosa e mista. Conhecer as características de cada pele define a escolha do produto certo para que se obtenha sempre os melhores resultados. A pele oleosa possui poros dilatados e excesso de brilho, já a pela mista possui essas características apenas na zona T (testa, nariz e queixo). A pele ressecada é quebradiça e descama com facilidades e a normal possui poros regulares, sem excesso de brilho.
O primeiro passo na preparação da pele é a limpeza. Este produto auxilia a remoção das impurezas nas camadas mais profundas da pele. Existem vários tipos: líquido, loção, creme ou gel. Prefira sempre produtos hipoalegênicos que oferecem baixo risco de provocar alguma alergia. Para ganhar tempo, prefira um sabonete ou mousse de limpeza facial que você pode deixar lá junto à ducha. Fácil de usar e sem frescuras!
Depois da pele limpa é fundamental o uso da loção tônica que auxilia na contração dos poros dilatados e complementa a limpeza além de balancear o pH da pele. As loções adstringentes são indicadas para peles oleosas ou mistas por inibirem a produção de oleosidade da pele. Com o auxílio de um algodão, aplique o produto sobre todo o rosto e pescoço evitando a área dos olhos. Deixe secar naturalmente.
Agora é hora de hidratar e essa etapa é fundamental, pois proporciona nutrição para a pele mesmo nas camadas mais profundas, além de auxiliar o bom acabamento da maquiagem. O hidratante também deverá ser específico para cada tipo de pele, obtendo todos os benefícios do produto. Há vários tipos de hidratantes. Prefira sempre hidratantes de bisnagas ou com válvulas que evitam o contanto direto com o produto, inibindo a proliferação de bactérias. Caso utilize hidratantes dispostos em potes, retire sempre o produto com auxílio de uma espátula limpa. Se você preferir, escolha um hidratante com ação anti-idade. Aplique uma pequena quantidade de hidratante sobre todo o rosto e pescoço, espalhando em movimentos ascendentes no rosto e descendentes no pescoço. Cuidado para não deixar excessos que podem comprometer a fixação e acabamento da maquiagem. Se você desejar, aplique na região dos olhos outro hidratante específico para essa região.
Para complementar o processo que antecede à maquiagem, poderá utilizar um prime. Este produto promete controlar os poros dilatados, disfarçar pequenas rugas e fixar a maquiagem, sua função é de formar um filme invisível que diminui as pequenas imperfeições da pele. Para entendermos melhor, imagine que nossa pele é uma parede cheia de buracos (poros), e para tampar esses buracos da parece precisamos aplicar uma massa corrida (prime). O prime faz mais ou menos esse papel. A superfície da pele fica mais uniforme e fina, pronta para receber a cobertura de corretivo, base e pó. A pele fica perfeita e a maquiagem dura mais com o uso do prime que deve ser aplicado após a hidratação e antes da maquiagem. Para quem não quer ou não gosta de usar maquiagem, poderá usar o prime para contribuir com um aspecto saudável de uma pele com poros reduzidos e obter o tal feito matte. Há várias versões desse produto no mercado. O padrão mais usual é na forma de um creme fino, leve e arenoso ou até mesmo em pó. Aplique-o somente na zona T (testa, nariz e queixo), onde a pele produz mais oleosidade ou onde houver pequenas linhas e marcas de expressão. Os primes em pó apresentam uma coloração branca e são mais eficazes no controle do brilho. Há também os primes para uso específico como, por exemplo, os primes para sombras que são ideais para quem tem essa região mais oleosa. Nesse caso, o produto deverá ser utilizados antes das sombras, pois também prometem maior fixação e cores vivas. Os primes para lábios, além de ajudar na fixação do batom, hidratam e também disfarçam pequenas linhas ou vincos ao redor da boca.
Os produtos de efeito liffitng (cinderela) também podem ser considerados como primes, preparando a pele para a maquiagem, auxiliando tanto na uniformização da textura da pele quanto na sustentação dela. Eles oferecem um efeito tensor, deixando a pele firme. Poderá ser aplicado este produto na área dos olhos, na testa ou ao redor dos lábios.
Cuide sempre da sua pele, e não se esqueça de usar FPS e se proteger do sol, que é o inimigo número 1 da pele. Outra dica para deixar a pele sempre bonita: sorria muito e seja feliz!
Boa sorte e até a próxima!



Últimos comentários (3)

Deixe um comentário

  1. Eliana Herkstroeter fez um comentário:

    31 de agosto de 2013 | 22:18 #

    I just want to mention I am very new to blogging and site-building and absolutely loved you’re web page. Probably I’m planning to bookmark your site . You surely come with fantastic writings. Thanks for sharing your blog site.

  2. patent pending fez um comentário:

    3 de setembro de 2013 | 9:26 #

    Brilliant, cheers, I will bookmark you later.

  3. Keneth Dilday fez um comentário:

    3 de setembro de 2013 | 22:56 #

    GOOD DAY FRIENDS! This is a great blog and I want to share something with you. I have a local business and I used this gig to check and correct all my online listings and reviews for only $5. Really helped my business! – Local Biz Help

Deixe um comentário

perfil

Alexandre Krizek é maquiador e consultor de imagem, formado pela Make Up For Ever Academy e ITM, em Paris, e pela Make Up School, em Londres. É diretor do Instituto Krizek.

Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados